VIH: É aprovada “cura funcional” para testes em seres humanos

Denominada de EBT-101 está a ser desenvolvida em parceria com investigadores da Universidade Temple, nos Estados Unidos.

615

Segundo um comunicado à imprensa da empresa de biotecnologia Excision BioTherapeutics, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, citado pelo site Nova Mulher, foi aprovado o teste em seres humanos de uma “cura funcional” para o VIH – o vírus da SIDA. 

Denominada da EBT-101 está a ser desenvolvida em parceria com investigadores da Universidade Temple. A EBT-101 isola certas partes do genoma do vírus com o intuito de torná-lo incapaz de sofrer mutações no corpo humano. 

A Excision BioTherapeutics, diz o Nova Mulher, partilhou que a tecnologia poderá “curar funcionalmente” os humanos infetados com VIH. Sendo que estudos revelaram a sua eficácia na remoção do ADN proviral do VIH, uma forma do vírus que se replica com as células humanas.

Daniel Dornbusch, CEO da empresa, explicou o que entende pelo termo “cura funcional”. Nomeadamente, que quantidades diminutas de VIH podem permanecer no organismo, porém não a um nível que acuse um teste positivo.

Por: Noticiais ao Minuto